"Mvsa mihi cavsas memora"

sábado, 2 de julho de 2011

Análise Comparativa da obra de Catulo e da canção E agora, nós

Poema de Catulo

Lésbia só fala mal de mim, sempre, e não cala
Nunca; que eu morra se ela não me ama
Como sei? Também tenho tal sintoma; ataco- a
Muito: que eu morra, sim, se não a amo
(poema 92)

Tradução do Prof. Dr. João Angelo Oliva Neto da USP

Este poema fala sobre o amor de “Catulo”, em que ele assume seu amor e aposta no amor de “Lésbia”, um amor de desavenças. Ela para não demonstrar que também sentia algo por ele, tentava esconder esse sentimento insultando e falando mal dele, fazendo- o pensar que ela não sentia nada por ele. E ele, para corresponder a tais insultos e demonstrar que gostava dela fazia o mesmo. O que marca este poema é a forma como eles se tratam, como eles demonstram esse amor, e o que fazem para disfarçar e demonstrar o que cada um sentia pelo outro. Segundo o Prof.Dr. João Angelo, todas as desavenças estariam sanadas, pois o “ódio” destilado no poema, o modo como cada um se retratava em relação ao que sentiam, seria apenas uma resposta que poderia vir a ser superado, constituindo assim, para uma abertura a um desfecho positivo desse caso de amor, ou seja, tudo o que eles faziam, através de insultos, criticas e ataques, era para esconder um sentimento, esconder o desejo que cada um sentia pelo outro. Isso pode ser percebido em todo o poema desde seu início até o final, onde mostra o modo como ela escondia esse sentimento, e o modo como ele fazia para demonstrar o que sentia por ela. Constituindo assim, para uma temática amorosa.


Canção de Sorriso Maroto e Ivete Sangalo
E agora, nós?

Quando você diz que vai embora
Só pra chamar minha atenção
Sabe meu coração, tá perto de você.
Quando eu digo que estou em crise,
E já não tem mais nada a ver
Sabe meu coração, tá longe de te esquecer
Pare e pense um pouco que pra gente
A chama ainda está acesa
O jogo não acabou e de repente
As cartas continuam sobre a mesa
Mas o tempo tá querendo tempo,
Pra arrumar as coisas do seu jeito
A gente só precisa de bom senso
E de tirar a mágoa aqui dentro do peito

Meu coração, pergunta o que eu fiz
Eu já não sei ficar tão infeliz
Qual é o amor que vive por um triz
Se eu errei não foi porque eu quis
Meu coração só quer ouvir tua voz
Mesmo que seja pra brigar e reclamar
Só me responde de uma vez
E agora, nós?
Só não me diz que já não tem mais solução
E não quer mais meu coração.

A canção E agora, nós? , ressalta um relacionamento de conflitos, um convite a um ensejo amoroso, onde ele tenta buscar soluções para ter a amada perto dele outra vez, para que o amor deles não se perca. Ele busca isso tentando tirar dela explicações para entender o porquê do relacionamento acabar. Isso é percebido quando ele diz “meu coração pergunta o que eu fiz, eu já não sei ficar tão infeliz, qual é o amor que vive por um triz, se eu errei não foi porque eu quis....”.
O que caracteriza esta canção é essa emoção que o personagem demonstra, essa emoção de estar perdendo e ao mesmo tempo tentando resgatar o que não era para ser perdido; como também a sinceridade dele, a maneira como ele expressa os seus sentimentos para dizer que a ama e amenizar as coisas que aconteceram. E também essa sucessão de imagens que aparecem ao longo da canção, para demonstrar a intensidade desse amor.








Comentário sobre os poemas
Podemos dizer que os principais pontos divergentes entre o poema de Catulo e a canção do grupo Sorriso Maroto estão em sua forma, sua estrutura (justamente por se tratar de gêneros diferentes, um poema e uma canção). Além disso, a época em que são produzidos contribui para essas diferenças, em que há uma mudança de estilo de vida e principalmente na linguagem, pois enquanto o primeiro possui uma linguagem formal, a segunda apresenta uma linguagem informal, coloquial. No entanto, existe um fator que os assemelha, o amor. Ambos ressaltam “o outro lado do amor”, e os conflitos gerados por esse. Porém, eles nos passam que por mais que haja conflitos, brigas e desentendimentos em um relacionamento, o amor deve ser valorizado, deve estar acima de tudo. Isso pode ser percebido no trecho da canção que diz “meu coração só quer ouvir tua voz, mesmo que seja pra brigar, gritar e reclamar”, ou seja, eles sentem prazer apenas em estarem juntos, independente de tudo o que acontecer; assim também como podemos perceber no poema, em que apesar de não se calarem, falarem sempre mal um do outro, eles estão certos de seu amor. Afinal, qual seria a forma certa de amar? Todos sabem que não existe essa forma, pois é justamente essas características que fazem desse sentimento o AMOR...

                                       (Jéssica dos Santos e Samanta Araújo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora é com você: